Pesquisar este blog

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Michael Jackson e a Gripe Suína

Meus amigos , bem que eu gostaria de falar sobre outros assuntos, mas nos últimos dias acho que temos poucas opções, ou é sobre o Rei do Pop ou sobre a Gripe A h1n1.
Vou escolher falar sobre a Gripe por achar que é mais o meu chão.
A Gripe chegou... e tá pegando geral.
Com o passar dos dias ela foi mostrando a sua cara, e agora , para nós médicos que trabalhamos na linha de frente, já fica bem claro, e só de passar perto, já conseguimos decifrar o enigma da pirâmide, afinal é o nosso dia a dia.
Existem algumas diferenças sutis, mas aos olhos treinados fica até fácil, vamos lá:
Na gripe A
A febre começa de vereda e já começa alta (39-40);
A dor de cabeça e intensa e temos até calafrios;
Ficamos muito cansados e com dores no corpo;
A dor de garganta é leve , mas a tosse é seca e parece que nem podemos segurá-la;
E ainda tem a dor ou ardência nos olhos.
Claro que parece com uma gripe comum ,mas é assim mesmo, tudo muito parecido.
Se por acaso, você estiver com algo parecido, não se desespere, e não corra ao Conceição, lá é só pra casos graves, agora se você começar a sentir FALTA DE AR ou a FEBRE voltar depois de já ter desaparecido, procure um dos Hospitais de referência.
Só não podemos esquecer que na grande maioria dos casos, tudo acaba bem.
Vamos nos cuidar, repouso, antinflamatórios, analgésicos e porque não, usar a MÁSCARA, afinal esta até o nosso saudoso Michael Jackson já usava.

Um abraço
Dr. Paulo Malanga.

sábado, 18 de julho de 2009

Um dia de Plantão em tempos de Gripe A h1n1

Meus amigos


Imaginem uma noite de plantão em uma destas nossas congelantes madrugadas de inverno, e agora com mais um tempero especial, a tal da gripe A.

Doutor tô gripado , será que é a tal da gripe do porco???
Tenho febre alta e muita tosse, ando com muita dor no corpo e acho que tá começando uma dor de garganta, me ajuda doutor tô ou não com essa gripe???

Aí então eu começo...

Tem uma gripe por aí, igualzinha aquela que já conheciamos, mas que passa na televisão toda hora, e que pode até matar.


A outra quase ninguém sabia que podia matar, mas essa todo mundo sabe.


Estamos chegando ao ponto que todo mundo conhece alguém, que tá com gripe e que disseram que pode ser a tal da gripe nova.


Ninguém sabe nada , tá todo mundo perdido, e eu aqui de plantão...


Doutor tô gripado , será que é a gripe do porco??? mais um paciente.


Antes era fácil, era só perguntar se veio da Argentina ou do México, e se a resposta fosse negativa, tava tudo certo. mas agora....

O tal do virus anda circulando por ai, e não adianta perguntar de onde o paciente vem, pode ser de qualquer lugar, se apresentar os sintomas de gripe devemos desconfiar, observar a evolução da doença, e se houver piora dos sintomas, pedir os exames que por sinal demoram 15 dias e tentar conseguir o tal do remédio que ninguém viu ainda , nem eu...


Aos poucos aprenderemos a lidar e conviver com ela, tudo vai acabar bem , assim como este meu plantão que já chega ao seu fim.


Que DEUS nos abençõe e nos proteja e vamos levar a vida , pois o que se leva desta vida ,nada mais é do que a vida que se leva.


Um abraço


Dr. Paulo Malanga.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

A dor física que um homem pode suportar , dia após dia , não pode determinar sua força,mas pode dimensionar seu poder sobre sua própria vida.
A sua determinação em viver, levar a vida, nada mais é que a capacidade em acordar, e saber que mais um dia vai começar, e a dor ainda não o levou á loucura.
Não podemos acalentar a esperança simplesmente pela doce palavra que é .Apenas uma palavra, apenas uma palavra... nos resta , quando a noite cai, descobrimos que dormir de lado é impossível, que tomar banho em pé, um sonho e que dar alguns passos pelo corredor, algo no momento impossível.
Mas DEUS é fiel e nada mais neste mundo pode alavancar as forças de um homem e fazê-lo suportar a dor física incrustada em seu ossos , em seu eu.

sexta-feira, 3 de julho de 2009

A gripe A h1 n1

Meus amigos, a gripe , esta entre nós.
Já podemos citar pessoas próximas que foram até o Conceição pra ver se era ou não era a tal da gripe.
Não devemos esquecer que esta doença "é o que é",ou seja, uma gripe e que apresenta os sinais e sintomas que todos nós conhecemos de cor( febre, mal estar, dor de cabeça, dor no corpo, cansaço, tosse, espirros, coriza, dificuldade para dormir e diminuição do apetite...),mas é igual a qualquer gripe???
É, igualzinha, sem tirar nem por , até os índices de complicações são os mesmos, a coisa começa como uma gripe e na grande maioria dos casos após alguns dias de sofrimento acaba como começou, e para tratar usamos velhas receitas, como repouso, analgésicos e antitérmicos.
Porém em alguns poucos casos, sobrevém as complicações como pneumonias, otites sinusites e ainda em raríssimos casos a morte decorrente destas complicações.É algo que conhecemos apenas mudou o vilão e que logo passaremos a conhecê-lo, pois não podemos esquecer que o tempo também é remédio.