Pesquisar este blog

sábado, 12 de março de 2011

A boa e velha Política do Pão e Circo.

Meu filho Thiago estudava a queda do Império Romano,
e nos deparamos com um assunto muito atual "A Política do Pão e Circo", que era promovida pelos Imperadores Romanos, onde ofereciam espetáculos com gladiadores e leões, nas arenas, como forma de desviar as atenções dos problemas vividos naquela longínqua época.
Além da diversão de extremo mau gosto, ainda distribuíam pães aos espectadores das carnificínas.
Não é que o guri me pediu um exemplo diferente daquele das famosas arenas.
Pensei...pensei..., e não demorou muito para reconhecer bem a minha frente o melhor exemplo possível, para satisfazer sua curiosidade.
A grande festa de Carnaval de nosso Município.
Foi montado um verdadeiro Coliseu, com arquibancadas e até as guias das calçadas foram pintadas no dia anterior ao grande espetáculo, para trazer um certo alento enganoso disfarçado de diversão a nossa população tão carente de Saúde com qualidade, Educação eficiente, Saneamento Básico e um mínimo de dignidade, e tão cansada de Circo.
Duvido que se a população pudesse escolher entre uma festa nababesca e um maior investimento em Saúde, a escolha recairia sobre a primeira opção.
Não confundam, não tenho nada contra o Carnaval, não sou um mau sujeito, não sou ruim da cabeça e muito menos doente do pé, minhas raízes africanas e minha cor de pele falam por si.
Porém sou contra o engodo, a farsa, a enganação, por fim sou contra este Circo onde sem perceber somos nós os devorados pelos leões famintos.