Pesquisar este blog

sábado, 12 de março de 2011

A boa e velha Política do Pão e Circo.

Meu filho Thiago estudava a queda do Império Romano,
e nos deparamos com um assunto muito atual "A Política do Pão e Circo", que era promovida pelos Imperadores Romanos, onde ofereciam espetáculos com gladiadores e leões, nas arenas, como forma de desviar as atenções dos problemas vividos naquela longínqua época.
Além da diversão de extremo mau gosto, ainda distribuíam pães aos espectadores das carnificínas.
Não é que o guri me pediu um exemplo diferente daquele das famosas arenas.
Pensei...pensei..., e não demorou muito para reconhecer bem a minha frente o melhor exemplo possível, para satisfazer sua curiosidade.
A grande festa de Carnaval de nosso Município.
Foi montado um verdadeiro Coliseu, com arquibancadas e até as guias das calçadas foram pintadas no dia anterior ao grande espetáculo, para trazer um certo alento enganoso disfarçado de diversão a nossa população tão carente de Saúde com qualidade, Educação eficiente, Saneamento Básico e um mínimo de dignidade, e tão cansada de Circo.
Duvido que se a população pudesse escolher entre uma festa nababesca e um maior investimento em Saúde, a escolha recairia sobre a primeira opção.
Não confundam, não tenho nada contra o Carnaval, não sou um mau sujeito, não sou ruim da cabeça e muito menos doente do pé, minhas raízes africanas e minha cor de pele falam por si.
Porém sou contra o engodo, a farsa, a enganação, por fim sou contra este Circo onde sem perceber somos nós os devorados pelos leões famintos.

Um comentário:

Fernanda Sahira disse...

Acredito em tudo que vc disse com mesma opinião,particularmente não curto o carnaval, graças as minha limitações fisicas e há preguiça..rsrs, mas respeito, sem dúvida, só que hj, ao ir ao Banco do Brasil, observei tudo que foi feito pra "receber", os carnavalescos, como disse nada contra, mas mesmo meus filhos não estudando no municipio, pergunto, será que o dinheiro que foi gasto com isso, foi investido também para receber os alunos da nossa cidade no ínicio das aulas?Uma grande festa com distribuição de um caderno, ou um sorvete que fosse de voas vindas?E na saúde?Alguma gestante saiu do consultório do seu obstetra, feliz por ouvir o coração do seu filho em um aparelho de map? Enfim, as vezes cansa, tenho pensando em ir embora daqui, mas, volto sempre atrás, pois ainda acredito que podemos melhorar...
Um abraço e ótimo final de semana.

Fernanda