Pesquisar este blog

domingo, 13 de setembro de 2009

A CATAPORA.
Todos os anos quando começa a esquentar um pouquinho, surgem os primeiros casos de Varicela, mais conhecida popularmente como Catapora.
Este ano, já atendi os primeiros casos.
Acho que o surto começou mais cedo.
Por ser uma doença muito comum, todo mundo sabe um pouquinho sobre o assunto, então, nada mais justo, que eu também dê os meus palpites.
É uma doença infecto-contagiosa, causada por um vírus (Vírus da Varicela).
O contagio é de pessoa para pessoa,e acontece uma semana antes das primeiras lesões aparecerem, até o final da fase das bolhas, ou seja, quando só tiver casquinha, não contamina mais.
Tem gente aí, que diz o contrário, ou seja, que contamina quando tem casquinha, mas isso não é o correto.
As lesões começam como pequenas bolhas que rompem e viram feridas.
Podemos encontrar todos os tipos de lesões na mesma pessoa, como num céu estrelado, tem estrelas pequenas grandes, novas e velhas.
Outra característica da Catapora, é que as lesões se concentram na cabeça, tórax e abdome, raramente temos lesões nos braços e pernas.
Em uma pessoa podemos ter duas ou três bolinhas, mas em outra pode ter centenas, isso vai depender da imunidade de cada um.
É muito comum lesões na boca (dificultando a alimentação), no pênis e na vagina, que acabam incomodando muito as crianças pequenas que ainda usam fraldas.
A coceira tambem é um problema , pois normalmente as lesões não deixam cicatrizes, agora, se coçar e infeccionar, pode deixar cicatriz.
Devemos orientar nossas crianças a não coçar, tarefa difícil, mas caso isso ocorra, pelo menos que as mãos estejam limpas.
Coçar com a mão suja, ou as unhas grandes, aumenta o risco de infecção de pele.
Pode dar febre alta, para isso usamos antitérmicos.
Devemos evitar o AAS, pois pode trazer complicações gravíssimas.
Não existe tratamento especifico, mas como é uma doença que dura mais ou menos sete dias, o que nos resta e esperar passar.
A principal dica do tratamento é manter o corpo limpo e pra isso o banho é essencial.
Ai outro erro comum, tem gente que diz que o banho faz mal, mas manter a pele limpa evita as infecções, e conseqüentemente as cicatrizes.
Passar uma pasta d água no corpo após os banhos ajuda a diminuir as coceiras, bem como um remédio anti-pruriginoso.
Existe vacina contra a Catapora, mas não esta disponível na rede pública de saúde, pode ser encontrada nas clinicas de vacinação particulares.
Deve ser feita após o primeiro ano de vida e tem uma boa resposta.
Por fim, o que importa, é manter uma boa alimentação, e a pele bem limpinha, para que possamos evitar cicatrizes que nos acompanharão para o resto de nossas vidas.
Um abraço
Dr. Paulo Malanga
paulomalanga@hotmail.com

3 comentários:

regiane disse...

obrigada pelas dicas, meu bebe que completa 2 anos na próxima semana, foi para creche com a pele limpinha no final da tarde já estava com as pernas e um pouco do tronco com 'picadas" logo mais de noite percebi que viraram bolhas , só pode ser catapora...

Carol12 disse...

Pode passar pasta dagua no pênis do bebe

AkEmYDeRa disse...

Pode passar alguma pomada ou outro produto no pênis da criança q tem várias erupções? Meu filho tem e se queixa q tá muito desconfortável devido a dor, vejo q estão bem inflamadas causando até edema local!